Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Trump com esperança de atingir acordo sobre orçamento norte-americano

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou-se na sexta-feira esperançado que seja atingido um acordo com os senadores democratas para um orçamento provisório, na sequência de um encontro com o líder democrata Chuck Schumer.

Trump com esperança de atingir acordo sobre orçamento norte-americano
Notícias ao Minuto

00:02 - 20/01/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Nas palavras do Presidente, o encontro foi "excelente" com o chefe dos senadores democratas, alimentando a esperança de um acordo para uma extensão em quatro semanas do orçamento, sem o qual vão assistir a um encerramento parcial dos serviços e agências federais.

"Foi uma excelente reunião preliminar com o senador Schumer", escreveu Trump na rede social Twitter, acrescentando que estava a trabalhar com os líderes republicanos Mitch McConnell e Paul Ryan para obter soluções.

"Nós fazemos progressos", disse ainda o Presidente norte-americano.

O Estado federal norte-americano poderá ficar parcialmente paralisado, deixando centenas de milhares de funcionários federais com os salários congelados, caso o Senado não consiga aprovar um acordo de orçamento provisório.

A maioria republicana na câmara alta do Congresso dos EUA (o Senado), a oposição democrata e a Casa Branca trabalhavam durante a tarde de sexta-feira num possível acordo sobre o financiamento do Estado. O Senado tem até à meia-noite (05:00 de sábado em Lisboa) para aprovar uma extensão do orçamento por quatro semanas, até 16 de fevereiro.

Para tal, precisa de um mínimo de 60 votos (em 100 senadores). Como os Republicanos apenas têm 51 assentos no Senado, vão precisar de votos dos Democratas, atualmente empenhados em tentar fazer trocas de apoios para salvar o programa que protege da deportação os jovens indocumentados que chegaram ilegalmente aos EUA com os seus pais, o DACA (criado pelo antigo Presidente Barack Obama, mas que o Presidente Donald Trump disse querer rasgar).

Enquanto não se chega a acordo, os funcionários considerados "não essenciais" deverão ficar em casa, tal como aconteceu no anterior "shutdown", em outubro de 2013, que durou 16 dias.

De acordo com a federação americana dos funcionários governamentais (AFGE), mais de 850 mil pessoas arriscam o "desemprego técnico" e mais de um milhão de outras poderão vir a trabalhar sem receber. No total, mais de 3,5 milhões de empregados civis e militares serão afetados, segundo dados oficiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório