Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Gang de adolescentes matou um homem e espalhou o pânico em Bilbao

O grupo criminoso incluía um jovem de 13 anos. A maioria dos seus membros já foi detida. Onda de assaltos cometidos com grande violência preocupava habitantes da cidade basca.

Gang de adolescentes matou um homem e espalhou o pânico em Bilbao
Notícias ao Minuto

18:39 - 15/01/18 por Fábio Nunes

Mundo Crime

Desde novembro que a população de Bilbao, em Espanha, vivia em sobressalto. Uma onda de agressões, assaltos e um homicídio cometido por um gang de adolescentes, autodenominado 'The Ghetto Family', espalhou o pânico e gerou insegurança entre os locais. Agora a Ertzaintza, a polícia do País Basco, anunciou a detenção de três menores que compunham este grupo e de outros cinco suspeitos que estavam a ser investigados.

Segundo o El País, entre os detidos estão um jovem de 13 anos, uma das figuras que mais se destacava neste gang, e o adolescente de 16 anos suspeito de ter morto uma pessoa.

Desde 20 de novembro tinham sido apresentadas mais de 20 queixas contra este grupo. Mas o crime que alarmou ainda mais as autoridades foi cometido no dia 23 de dezembro.

IbonUrrengoetxeaUrren, um antigo futebolista do Amorebieta de 43, caminhava na ponte El Arenal às 4h20. Foi abordado por este gang que queria tabaco. Seguiram-se confrontos e o adolescente deu um pontapé na cabeça de Ibon. O homem caiu no chão e fraturou o crânio. Morreu no local. Era casado e tinha um filho de cinco anos.

Dias depois também terão sido os responsáveis por uma agressão sexual a uma menor em Barakaldo, no dia 29 de dezembro e agrediram brutalmente dois jovens à entrada de uma estação do metro de Bilbao. Um dos jovens agredidos perdeu a visão num dos olhos na sequência desta agressão selvagem.

Muitos pais de Bilbao, preocupados com a segurança dos filhos, criaram no Facebook o grupo ‘Por uma Bilbao com segurança’. E foi também através do Facebook que as famílias de algumas das vítimas identificaram os criminosos.

O jovem de 16 anos que matou Urren está detido num centro para menores e por lá vai continuar até ser julgado. Já o rapaz de 13 anos, por ser inimputável, foi entregue aos serviços sociais de Bilbao.

A polícia acredita que a cidade basca vai voltar a estar mais segura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório