Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Rei emérito Juan Carlos assinala 80 anos com banquete familiar em Madrid

O rei emérito Juan Carlos de Espanha assinalou hoje os seus 80 anos com um banquete em Madrid que contou com quase todas as figuras da família real espanhola, à exceção da infanta Cristina, envolvida num escândalo de corrupção.

Rei emérito Juan Carlos assinala 80 anos com banquete familiar em Madrid
Notícias ao Minuto

18:35 - 05/01/18 por Lusa

Mundo Monarquia

Entre os 70 comensais presentes no evento realizado no Palácio da Zarzuela, na capital espanhola, estiveram os reis de Espanha Felipe VI e Letizia e as respetivas filhas, a rainha Sofia (mulher de Juan Carlos), a infanta Helena (a filha mais velha do rei emérito) e os respetivos filhos.

As irmãs do rei Juan Carlos, as infantas Margarita e Pilar, bem como outros elementos da família Bourbón marcaram presença no banquete.

O evento ficou marcado pela ausência da infanta Cristina (a segunda filha de Juan Carlos e Sofia), dos seus quatro filhos e do seu marido Iñaki Urdangarin, que foi condenado em primeira instância, em 2016, pelos crimes de prevaricação, desvio de fundos, fraude, tráfico de influências e crimes fiscais. Na altura, o antigo andebolista foi condenado a uma pena de seis anos e três meses de prisão.

O cunhado de Felipe VI está a aguardar que o Supremo Tribunal espanhol delibere sobre um recurso sobre a sentença que lhe foi aplicada.

A infanta Cristina, também implicada no processo que ficou conhecido como o caso Nóos, foi absolvida.

As celebrações públicas do 80.º aniversário do rei emérito estão agendadas para sábado.

Juan Carlos I vai assistir, junto dos reis de Espanha, a um evento militar conhecido como Pascua Militar que vai decorrer no palácio real (Zarzuela).

É a primeira vez que Juan Carlos I assiste a esta cerimónia que reúne a cúpula militar espanhola desde janeiro de 2014, meses antes de ceder o trono espanhol ao filho Felipe VI depois de quase quatro décadas de reinado.

Este será o primeiro dos eventos que o Palácio da Zarzuela vai programar este ano para assinalar o 80.º aniversário do rei emérito, mas também da rainha Sofia, que cumpre 80 anos a 02 de novembro.

A iniciativa de organizar vários eventos para assinalar este aniversário ocorre depois de Juan Carlos ter expressado o seu desagrado por não ter sido incluído, em junho último, nas comemorações dos 40 anos das primeiras eleições democráticas em 1977 no Congresso espanhol.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório