Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Erdogan condena "provocações do estrangeiro" ao Irão

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, condenou hoje as "provocações" provenientes do estrangeiro no âmbito dos recentes protestos de sectores da população no Irão, ao considerar que "não são corretas".

Erdogan condena "provocações do estrangeiro" ao Irão
Notícias ao Minuto

16:37 - 04/01/18 por Lusa

Mundo Presidente Turquia

"Alguns no estrangeiro provocam esta situação, e essas provocações não são corretas", disse o chefe de Estado turco em entrevista à cadeia televisiva TF1 em Istambul, divulgada esta tarde e na véspera da sua visita a Paris.

"É um assunto interno do Irão, existem reivindicações provenientes do povo do Irão e não é necessário que se envolvam pessoas do exterior e que façam as mesas coisas, como sucedeu connosco nos acontecimentos de Taksim [a emblemática praça em Istambul]. Não deve existir ingerência nos assuntos internos dos países, é preciso deixá-los resolver os seus problemas internos", acrescentou.

"Falei ao telefone com [o Presidente iraniano Hassan] Rohani. Pelo que entendi, a situação vai estabilizar dentro de um ou dois dias. Disseram-me que não existiam motivos de inquietação", assinalou.

Ao pronunciar-se sobre a sua visita de sexta-feira a Paris, o Presidente turco assegurou "conceder-lhe muita importância (...). Nas questões regionais, no domínio bilateral, os passos que efetuámos com Macron vão no bom sentido".

Sobre a questão da passagem por território turco de 'jihadistas' franceses ou europeus, que tentam fugir da Síria ou do Iraque, Erdogan assegurou estar preparado "para todo o género de apoio aos Estados dessa região que colaboram connosco".

O líder turco indicou ainda que a Turquia "extraditou cerca de 5.600 combatentes estrangeiros" e proibiu outros 54.000 de acesso ao território turco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório