Meteorologia

  • 16 AGOSTO 2018
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 18º

Edição

Japão repatria oito pescadores norte-coreanos

Os oito pescadores norte-coreanos cujo barco foi arrastado para a costa norte do Japão, a 23 de novembro passado, vão ser hoje repatriados para a Coreia do Norte, disseram as autoridades japonesas.

Japão repatria oito pescadores norte-coreanos
Notícias ao Minuto

08:05 - 26/12/17 por Lusa

Mundo Autoridades

Os oito homens, que se encontram agora no centro de imigração da prefeitura de Nagasaki (sul do Japão), vão ser levados para o aeroporto de Kansai (oeste) de onde seguirão num avião comercial para a China e daí para a Coreia do Norte, disseram fontes governamentais à agência noticiosa japonesa Kyodo.

O barco foi arrastado para uma praia da prefeitura de Akita (norte do Japão) devido a uma falha no motor, acrescentaram.

Só em novembro foram encontrados em águas japonesas 24 pesqueiros aparentemente norte-coreanos. Ao longo de 2017, as autoridades nipónicas registaram 55 casos deste tipo.

A poucos dias do final do ano, o número de barcos norte-coreanas que naufragaram na costa japonesa é idêntico ao registado em 2016 (66 embarcações), 2015 (45), 2014 (65) e 2013 (80).

Alguns peritos consideraram que o aumento das sanções internacionais contra a Coreia do Norte, juntamente com a diminuição das colheitas no inverno podem levar mais pescadores a afastarem-se das águas norte-coreanas para obterem maiores capturas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.