Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Mariano Rajoy comenta resultado das eleições às 13h

Primeiro-ministro espanhol foi o principal derrotado das eleições de quinta-feira.

Mariano Rajoy comenta resultado das eleições às 13h
Notícias ao Minuto

11:31 - 22/12/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Catalunha

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, vai analisar os resultados eleitorais da noite da passada quinta-feira às 14h (13h em Lisboa).

O discurso será feito a partir do Palácio da Moncloa, em Madrid, no final do conselho de ministros. Antes, Rajoy também preside, na sede do Partido Popular, a uma reunião do comité do partido, convocada precisamente para analisar o resultado das eleições.

Até ao momento, Mariano Rajoy ainda não se pronunciou sobre a hecatombe do seu partido na Catalunha. O Partido Popular catalão só conseguiu eleger três deputados para o parlamento regional, o seu pior resultado de sempre, que acabou por ser engolido pelo Ciudadanos. O partido liderado por Inés Arrimadas conseguiu captar muitos votos da Direita catalã que habitualmente iam para o PP, tendo mesmo acabado por ser o partido mais votado nas eleições de ontem.

No entanto, apesar desta vitória, o bloco independentista conseguiu uma nova maioria absoluta, pelo que o Ciudadanos não conseguirá formar governo.

Um dos grandes derrotados da noite foi, precisamente, Mariano Rajoy. Depois da forma como lidou com todo o processo independentista desencadeado pelo referendo de 1 outubro, as eleições de ontem foram um teste à sua liderança, que, recorde-se, no seguimento da declaração de independência aplicou o artigo 155 da constituição espanhola, que suspendeu a autonomia da Catalunha.

Na declaração de Rajoy, uma das expectativas é saber se o primeiro-ministro espanhol vai responder a Carles Puigdemont, que lhe deixou, esta manhã, um desafio. 

"Mariano Rajoy tem de rectificar e estou disposto a reunir-me com ele em qualquer país da União Europeia, menos em Espanha, por razões evidentes. Esta reunião teria de se realizar sem qualquer condicionamento prévio", desafiou. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório