Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Se houvesse TGV, ela sofria menos". Cartaz polémico gera indignação

A autarquia responsável recusa críticas e sublinha a necessidade de os habitantes locais terem acesso à linha de comboio de alta velocidade.

"Se houvesse TGV, ela sofria menos". Cartaz polémico gera indignação
Notícias ao Minuto

14:58 - 13/12/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo França

A cidade de Béziers, em França, há muitos anos que quer levar o TGV até aos seus habitantes e agora decidiu investir numa campanha de marketing que aponte isso mesmo.

Ora, para promover esta vontade, o presidente da autarquia, o independente Robert Ménard que contou com o apoio da Frente Nacional (partido de extrema-direita) nas últimas eleições, aprovou um cartaz publicitário que está a gerar polémica e indignação na cidade e no país.

Na imagem em causa vê-se uma mulher deitada e atada a uns carris, enquanto ao fundo surge um comboio que se aproxima.

A imagem, já de si polémica, é acompanhada por uma frase que incendeia ainda mais os ânimos: “Se houvesse TGV ela sofria menos”.

Conta a AFP que a discussão começou na segunda-feira e tomou tamanhas proporções que a autarquia decidiu retirar os cartazes logo no dia seguinte. No entanto, em resposta à agência noticiosa o gabinete de Robert Ménard garantiu que os cartazes “já cumpriram o seu papel” e que o objetivo foi sempre tê-los afixados nas ruas por “pouco tempo”.

Na mesma resposta, a autarquia defendeu-se das acusações dizendo que “escândalo é a situação em que nos encontramos”, referindo-se à ausência da linha TGV em Béziers.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório