Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Diagnosticado primeiro caso de CTE num paciente vivo

Até aqui esta doença neurodegenerativa só podia ser identificada com um exame feito depois da morte. O paciente era um antigo jogador de futebol americano.

Diagnosticado primeiro caso de CTE num paciente vivo
Notícias ao Minuto

23:19 - 25/11/17 por Fábio Nunes

Mundo Descoberta

É um passo importante para a ciência. Pela primeira vez foi diagnosticado CTE num paciente vivo. A encefalopatia traumática crónica é uma doença provocada por repetidos impactos na cabeça e que afeta principalmente praticantes de desportos como o futebol americano, boxe ou o wrestling.

Perda de memória, raiva, mudanças de humor e, nalguns casos, tendências suicidas são alguns dos sintomas que se manifestam. No entanto, até esta altura só era possível diagnosticar a CTE realizando um exame ao cérebro depois da morte.

Mas agora, e de acordo com um artigo publicado esta semana no jornal Neurosurgery, a doença foi diagnosticada pela primeira vez num paciente vivo.

O principal autor deste estudo é o médico Bennet Omalu, considerado como o primeiro a descobrir a CTE em jogadores de futebol americano. Embora o artigo que saiu na Neurosurgery não revelasse o nome do paciente, Omalu disse à CNN que se tratava de Fred McNeill, um antigo jogador da NFL, que morreu em 2015.

A descoberta foi feita em 2012. Bennet Omalu recorreu a um scan experimental ao cérebro que permitiu detetar o rasto de um proteína da CTE chamada tau. Omalu e a sua equipa tinham a certeza que se tratava da encefalopatia traumática crónica, mas só quando fizeram a autópsia a Fred McNeill é que tiveram a confirmação de que este scan experimental pode detetar a CTE.

Bennet Omalu diz que vai dar início à fase do ensaio clínico para testar mais esta tecnologia e replicá-la.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório