Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Deputada japonesa levou filho para sessão na Assembleia

Yuka Ogata pretende que o governo passe a permitir que os deputados com filhos possam ter as crianças na Assembleia, conciliando a criação dos filhos com a carreira profissional.

Deputada japonesa levou filho para sessão na Assembleia
Notícias ao Minuto

08:15 - 24/11/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Japão

Uma deputada japonesa foi criticada por legisladores por tentar levar o seu bebé para uma sessão do conselho.

Yuka Ogata justificou-se, alegando que queria mostrar o quão difícil é para as mulheres conseguirem conjugar o facto de terem uma carreira e, simultaneamente, conseguirem criar os filhos.

As autoridades da Assembleia Municipal de Kumamoto, no Japão, alegaram que com a presença da criança foram violadas as regras da Assembleia, já que a presença de visitantes é proibida.

Após uma longa discussão, Yuka Ogata acabaria por deixar a criança com um amigo e a sessão de plenário começou 40 minutos atrasada, relata a BBC.

Perante a situação, o conselho informou que irá discutir o caso e solicitar aos legisladores que se debrucem sobre os direitos das mães que trabalham e têm filhos pequenos.

Yoshitomo Sawada, membro da Assembleia, referiu aos jornalistas que é apologista da ideia de que “os membros do plenário possam participar nas reuniões na presença dos filhos. Gostaria de poder trabalhar num sistema com essa política”.

O incidente desta quarta-feira agora divulgado foi apenas o início da luta de Yuka Ogata, já que, com um filho de sete meses, irá “repetidamente pedir ao secretariado para permitir que seu filho esteja com ela nas sessões da Assembleia. Gostaria que este fosse um lugar onde as mulheres possam criar os seus filhos e continuarem a fazer um bom trabalho”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório