Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Companhia aérea chinesa suspende voos para a Coreia do Norte

A companhia aérea estatal chinesa Air China suspendeu os voos entre Pequim e Pyongyang devido à fraca procura, agravando o isolamento do regime de Kim Jong-un, já sujeito a sanções das Nações Unidas.

Companhia aérea chinesa suspende voos para a Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

11:05 - 21/11/17 por Lusa

Mundo Isolamento

Um funcionário do gabinete de imprensa da Air China, citado pela agência Associated Press, disse hoje que os voos "foram temporariamente suspensos, devido a operações de negócio insatisfatórias".

O funcionário, que se identifica como Zhang, afirmou que o último voo partiu na segunda-feira e que não sabe quando recomeçará.

Pequim votou a favor da última ronda de sanções imposta pelas Nações Unidas à Coreia do Norte, visando pressionar o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, a abdicar do seu programa nuclear e de mísseis balísticos.

Já em abril passado, a Air China suspendeu os voos para a Coreia do Norte, durante três semanas.

Um porta-voz da empresa, que começou a voar para a Coreia do Norte em 2009, disse então que a suspensão não se devia a razões políticas, mas à queda na venda de bilhetes.

Nos últimos meses, e face à troca de ameaças entre Pyongyang e Washington, o número de turistas chineses que visitam a Coreia do Norte caiu, enquanto sanções unilaterais adotadas pela China preveem o encerramento de empresas norte-coreanas no país.

A China é o principal aliado internacional e maior parceiro comercial da Coreia do Norte.

Os laços entre os dois aliados ideológicos têm, contudo, esfriado nos últimos anos, face à insistência de Pyongyang em avançar com um programa nuclear.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório