Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Feridas de soldado que fugiu dão pistas sobre vida na Coreia do Norte

“Em mais de 20 anos de carreira como cirurgião nunca tinha visto nada assim. Só em livros”.

Feridas de soldado que fugiu dão pistas sobre vida na Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

10:04 - 17/11/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Coreia do Norte

Um soldado norte-coreano fugiu recentemente da Coreia do Norte, numa fuga desesperada. Baleado por cinco vezes durante a fuga, passou por várias operações já em Seul. E sobreviveu.

O caso deste soldado norte-coreano, porém, e como dá conta a Reuters, abriu também um debate sobre as condições de vida sob o regime de Kim Jong-un.

Nas cirurgias a que foi sujeito, este soldado foi tratado a muito mais do que feridas de balas.

Na última quarta-feira, o cirurgião que o operou, Lee Cook-jong, mostrou fotos que evidenciavam uma série de parasitas, incluindo um com 27 cm de comprimento, que povoavam o trato digestivo do soldado.

“Em mais de 20 anos de carreira como cirurgião nunca tinha visto nada assim. Só em livros”, afirmou mesmo o cirurgião sobre o paciente que, além dos parasitas, apresentava sinais de carências alimentar e má higiene, algo que se acredita não ser de todo um caso isolado naquele país.

“Embora não tenhamos estatísticas sólidas sobre as condições de saúde na Coreia do Norte, especialistas médicos assumem que infeções parasitárias e sérios problemas de saúde têm prevalecido no país”, acrescentou Choi Min-Ho,, professor académico e especialista em parasitas de uma faculdade de medicina de Seul, citado pela mesma agência noticiosa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório