Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Nobel da Paz atribuído a Campanha para a Abolição de Armas Nucleares

Academia Sueca acaba de anunciar o vencedor da categoria, atribuindo o Prémio Nobel da Paz à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares.

Nobel da Paz atribuído a Campanha para a Abolição de Armas Nucleares
Notícias ao Minuto

10:00 - 06/10/17 por Andrea Pinto

Mundo Distinção

O prémio Nobel da Paz foi atribuído, esta sexta-feira, pela Academia Sueca, à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares (ICAN).

A Academia esclarece que decidiu atribuir o prémio a esta campanha pelo seu "trabalho para chamar a atenção para as catastróficas consequências humanitárias do uso de armas nucleares e pelos seus esforços para tentar proibir o uso" das mesmas. 

A Academia recorda ainda que "vivemos num mundo onde o risco do uso de armas nucleares é maior do que há alguns anos". "Alguns Estados estão a modernizar o seu armamento e existe um risco real de outros países  procurarem também armas nucleares", alerta, mostrando assim a importância do ICAN para tentar impedir que esta situação se alastre.

A ICAN sucede ao Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, distinguido no ano passado pelos seus esforços na restauração da paz na Colômbia.

O Nobel da Paz é um dos cinco prémios Nobel criados pelo inventor da dinamite, o sueco Alfred Nobel. Ao contrário dos restantes -  Física, Química, Fisiologia ou Medicina e Literatura - o Nobel da Paz é entregue em Oslo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório