Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Paris acredita que referendo não é boa solução hoje para a Catalunha

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, considerou hoje que a organização de um referendo para a independência da Catalunha não é "uma boa solução" atualmente, quando se quer revitalizar o projeto europeu.

Paris acredita que referendo não é boa solução hoje para a Catalunha
Notícias ao Minuto

09:12 - 27/09/17 por Lusa

Mundo Jean-Yves Le Drian

"Não me parece que seja obrigatoriamente uma boa solução hoje, num momento em que se constrói a Europa e em que a Europa se quer relançar", afirmou Le Drian, numa entrevista aos canais "BFMTV" e "RMC".

O responsável francês acrescentou que são os espanhóis que devem gerir esta crise.

O chefe da diplomacia francesa, que anunciou que daqui a uns dias viajará até Espanha, insistiu: "O nosso parceiro é o Governo espanhol, que assume as suas responsabilidades".

Ao ser questionado para que confirme o seu apoio ao governo espanhol, repetiu a mesma frase: "É nosso parceiro".

Numa outra entrevista à emissões "France Inter", a responsável francesa dos Assuntos Europeus, Nathalie Loiseau, reiterou a posição oficial do seu país sobre a questão catalã: "Este referendo é contrário à Constituição espanhola".

Loiseau acrescentou que as autoridades francesas são "favoráveis à unidade de Espanha" e apoiam o parceiro e vizinho espanhol.

O departamento francês dos negócios Estrangeiros já tinha recordado na semana passada que está a favor de uma Espanha "forte e unida" perante o processo independentista na Catalunha, que considerou um assunto que deve ser resolvido "dentro do respeito pelos limites constitucionais".

A Catalunha está na reta final antes do referendo de 01 de outubro, considerado ilegal pelo Estado espanhol, que reforçou a sua presença policial na região para conter o cada vez maior nervosismo dos separatistas.

O Governo catalão insiste na realização de um referendo vinculativo para decidir se a região mais rica de Espanha se deve tornar independente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório