Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Após novos protestos na NFL, Trump volta ao tema no Twitter

Donald Trump viu aumentar por estes dias o número de atletas da NFL que se ajoelham enquanto o hino toca.

Após novos protestos na NFL, Trump volta ao tema no Twitter
Notícias ao Minuto

14:00 - 26/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

No ano passado, Colin Kaepernick, atleta da NFL, começou a ajoelhar-se enquanto o hino dos EUA tocava antes dos jogos de futebol americano.

O gesto era um protesto pacífico contra as divisões raciais e gerou alguma discussão. O tema, porém, parecia ter ‘adormecido’, até ter sido acordado num recente comício de Trump, em que o presidente dos EUA sugeriu que fossem despedidos atletas da NFL por este protesto.

De então para cá, o fim de semana ficou marcado por um alastrar dos protestos: mais atletas e mais equipas juntaram-se, ajoelhando-se durante o hino, o que tem espoletado reações de Trump no Twitter.

Ontem, Trump elogiava os fãs da Nascar por não terem ocorrido protestos semelhantes que, na sua perspetiva, “desrespeitam a bandeira e o país”. Esta terça-feira, no Twitter, Trump comentou o caso dos Dallas Cowboys, uma equipa que, unida, se ajoelhou antes do jogo, num gesto em que participaram jogadores, equipas técnicas e dono do clube.

Os Dallas Cowboys, que defrontavam os Arizona Cardinals, ainda ouviram alguns assobios das bancadas.

No Twitter, Trump congratulou-se com o momento. “Grande raiva”, elogiou, em referência aos apupos.

Trump, que tinha já antes criticado a NFL, dizendo que as suas audiências estavam em crise, aproveitou também para dizer que as audiências continuam a descer. A exceção será apenas no início dos jogos, e apenas porque as pessoas querem saber se o protesto se mantém ou não.

Entre apoiantes de Trump há acusações de que o gesto é anti-patriótico e apela-se nas redes sociais a boicotes à liga de futebol americano. Entre os opositores destaca-se o facto de o protesto ser pacífico, num país que defende a liberdade de expressão na sua constituição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório