Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Schulz "convida" Merkel para vice-chanceler de governo SPD-CDU

O candidato social-democrata à chancelaria alemã, Martin Schulz, convidou hoje a líder conservadora, Angela Merkel, a ser vice-chanceler num novo governo de coligação, caso o Partido Social Democrata (SPD) vença as legislativas de 24 de setembro.

Schulz "convida" Merkel para vice-chanceler de governo SPD-CDU
Notícias ao Minuto

12:37 - 11/09/17 por Lusa

Mundo Alemanha

"Aspiro a ser chanceler e, se a senhora Merkel quiser ingressar no meu governo, pode fazê-lo como vice-chanceler", disse o candidato do SPD numa conferência de imprensa em Berlim.

Schulz respondia a uma pergunta sobre se estaria disposto a integrar uma nova grande coligação como a que é atualmente liderada por Merkel, líder da União Democrata-Cristã (CDU), com o SPD.

O candidato social-democrata respondeu também que, apesar de todas as sondagens preverem uma vitória confortável da CDU, o resultado das eleições não está decidido e mantém o propósito de ser eleito chanceler.

As sondagens preveem há meses uma vitória folgada para a CDU de Merkel, com 37% a 39% dos votos. O SPD deverá ficar em segundo lugar, com 22% ou 24%, o que seria o pior resultado do partido numas eleições para o Bundestag, a câmara baixa do parlamento federal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório