Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Coreia do Norte terá transportado míssil balístico para a sua costa

O míssil terá sido transportado durante a noite para tentar passar despercebido.

Coreia do Norte terá transportado míssil balístico para a sua costa
Notícias ao Minuto

08:53 - 05/09/17 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo Conflito

A Coreia do Norte terá transportado, esta segunda-feira, um míssil balístico intercontinental para a sua costa, depois de os Estados Unidos terem afirmado que Pyongyang estava a "implorar" por uma guerra.

Segundo o The Telegraph, a Coreia do Norte foi vista a transportar  um foguete, que se assemelha a um míssil balístico intercontinental pela sua costa oeste. A informação terá sido dada por uma fonte anónima ao Asia Business Daily.

O ministro da defesa sul coreano já havia alertado para a hipótese de o país liderado por Kim Jong-un poder lançar, a qualquer momento, um míssil deste género, embora não confirme a informação agora veiculada.

Recorde-se que o exército sul-coreano realizou ontem manobras navais com fogo real no Mar do Japão em resposta ao último teste nuclear norte-coreano, lançado há dois dias. "O exercício está destinado a melhorar a capacidade de resposta imediata perante possíveis provocações navais do inimigo", afirmou o comandante Choi Young-chan, em declarações à agência Yonhap.

Tudo isto surge em resposta aos testes nucleares que têm vindo a ser feito pela Coreia do Norte. O sexto e último foi no domingo, desta vez com o lançamento de uma bomba de hidrogénio, a mais potente até à data, um artefacto termonuclear que segundo o regime de Pyongyang pode ser instalado num míssil intercontinental.

O governo de Vladimir Putin reagiu a este último teste condenando-o mas afirmando que "o recurso seja a que sanções forem é, neste caso, inútil e ineficaz", pois a criação de uma "histeria militar não tem qualquer sentido (...) e pode levar a uma catástrofe planetária".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório