Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Primeira modelo transgénero da L'Oréal afastada após comentário racista

"Todos os brancos são racistas". Foi este comentário, feito nas redes sociais, que ditou o afastamento da modelo transgénero da L'Oréal.

Primeira modelo transgénero da L'Oréal afastada após comentário racista
Notícias ao Minuto

07:56 - 02/09/17 por Melissa Lopes

Mundo Reino Unido

Munroe Bergdord, a primeira modelo trangénero a integrar as campanhas da marca de cosméticos, foi afastada pela própria empresa. A marca reagiu assim a uma publicação em que Munroe afirmava que as pessoas brancas são racistas.

De acordo com a L'Oréal, tratou-se de um comentário que não vai ao encontro dos seus valores. Na sua página de Facebook, a modelo britânica defendeu-se, afirmando que é preciso contextualizar o seu comentário e que o seu desabafo surgiu na sequência dos acontecimentos de Charlottesville (nos EUA).

"Quando disse que todos os brancos são racistas, estava a referir-me ao facto de a sociedade ocidental, como um todo, ser um sistema enraizado na supremacia branca", sublinhou, numa longa explicação feita na sua página. "Sem saber, os brancos são socializados para serem racistas desde o nascimento. Não é algo genético. Ninguém nasce racista", acrescentou. Noutra publicação, acusa a marca de maquilhagem de só se preocupar com dinheiro, afirmando sentir-se "desapontada" com toda a equipa.

Num comunicado, a L'Oréal reforçou que apoia a diversidade e a tolerância, independentemente de raça, género e religião: "Acreditamos que os comentários recentes feitos por Munroe Bergdorf estão em desencontro com esses valores. Assim que tomámos a decisão, terminamos a parceria com ela".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório