Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

Incêndio destruiu medicamentos para região central de Moçambique

As autoridades de saúde de Moçambique perderam uma provisão de medicamentos para a região central de Manica, após um incêndio que destruiu um armazém há uma semana, anunciaram hoje em conferência de imprensa.

Incêndio destruiu medicamentos para região central de Moçambique
Notícias ao Minuto

16:39 - 25/08/17 por Lusa

Mundo Manica

"Quando o incêndio irrompeu, tínhamos acabado de receber medicamentos para seis meses e perdeu-se tudo", referiu Firmino Jaqueta, dirigente dos serviços regionais de saúde, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Aquele responsável falava em Chimoio, capital regional de Manica, onde o fogo deflagrou no dia 17 de agosto.

Entre os produtos destruídos estão fármacos para combate à malária e analgésicos, avaliados em 2,2 milhões de euros, bem como equipamentos médicos e cirúrgicos no valor de meio milhão de euros.

Haverá ainda prejuízos não calculados no edifício e noutros materiais.

A investigações ainda decorrem, mas aquele responsável disse haver já indícios de que o fogo tenha sido causado por um curto-circuito.

Apesar da destruição, os serviços ainda dispõem de medicamentos armazenados para dois meses de fornecimento à população e antes do fogo tinha sido feita uma distribuição pelos distritos.

Novas remessas estão a chegar e os distritos podem fazer os pedidos de medicamentos com normalidade - sendo que os serviços regionais estão a utilizar um armazém provisório, concluiu Firmino Jaqueta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório