Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Mais de 4.000 pessoas retiradas no sudeste da China devido ao tufão Hato

Mais de 4.000 pessoas foram evacuadas no sudeste da China, devido à chegada do tufão Hato, o 13.º fenómeno meteorológico deste género a atingir aquela região este ano, informou a agência oficial Xinhua.

Mais de 4.000 pessoas retiradas no sudeste da China devido ao tufão Hato
Notícias ao Minuto

10:55 - 22/08/17 por Lusa

Mundo Xinhua

O tufão encontrava-se esta manhã no Mar do Sul da China, a 620 quilómetros da cidade de Zhuhai, na fronteira com Macau, com ventos máximos de 25 metros por segundo, informou em comunicado o Centro Meteorológico Nacional (NMC) da China, em comunicado.

A NMC prevê que o tufão se desloque para noroeste e atinja a costa da província de Cantão, na quarta-feira, e se desloque depois no sentido oeste.

Na província litorânea de Fujian mais de 4.000 trabalhadores em explorações piscícolas e as respetivas famílias foram retiradas e todos os barcos de pesca tiveram que regressar aos portos.

Espera-se que o tufão Hato traga chuva e vendavais com uma velocidade máxima de cerca de 40 metros por segundo no mar de Fujian.

Cerca de noventa viagens de comboio de alta velocidade, entre Shenzhen e cidades das províncias de Fujian e Jiangxi, vão estar suspensas na quarta-feira.

O observatório nacional emitiu hoje um alerta laranja - o segundo mais alto - para as zonas em Cantão, Fujian, Zhejiang e Taiwan que serão afetadas por chuvas torrenciais e vendavais nos próximos dias.

O NMC recomendou os governos locais a adotarem precauções contra possíveis desastres geológicos e os barcos nas áreas atingidas a regressarem aos portos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório