Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Morte foi justificada? "Mais do que justificada", responde supremacista

A revista norte-americana Vice acompanhou de forma exclusiva a manifestação nacionalista que ocorreu no fim de semana passado em Charlottesville, no estado da Virginia, e que resultou em três mortos.

Morte foi justificada? "Mais do que justificada", responde supremacista
Notícias ao Minuto

18:27 - 15/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Charlottesville

Elle Reeve, jornalista da Vice, acompanhou vários elementos do movimento de extrema-direita Alt-Right durante a marcha de protesto que ocorreu no passado fim de semana em Charlottesville. Ao questionar o seu entrevistado sobre o porquê de emergir agora esta questão racial, este responde: “As situações com Trayvon Martin, Michael Brown, Tamir Rice, todos estes casos é sempre algum idiota preto a portar-se como um selvagem e acaba por meter-se em problemas, olhem o choque”.

“Eu estou aqui a falar na esperança que apareça alguém mais capaz para o fazer, alguém como o Donald Trump mas que não entregue a filha a um judeu. (…) Não acho que se possa ter a posição sobre raça que eu tenho e ver aquele cretino, Kushner, andar aí com aquela rapariga linda”, sublinhou.

Durante a reportagem, que pode ver na íntegra abaixo, sem legendas, a jornalista destaca que a manifestação é supostamente convocada como forma de protesto contra a decisão das autoridades locais daquela cidade norte-americana em remover a estátua do general Robert E. Lee mas que, na realidade, se trata de mostrar a verdadeira força do movimento de extrema-direita.

“Têm muitos apoiantes, têm escudos, fatos protetores e armas”, diz um opositor à manifestação.

Sobre a violência de que são acusados, o entrevistado é perentório: “Não estou a dizer que não somos violentos, estou a dizer que não começamos a agressão, mas não somos não violentos, matamos esta gente se for preciso”.

Um homem guiou o seu carro contra a multidão que no sábado protestava contra a marcha de supremacistas brancos matando uma mulher. Quando a jornalista pede para descrever o vídeo, o entrevistado responde: “O vídeo parece mostrar alguém a atacar aquele veículo e quando aqueles animais o atacam de novo, ele não vê alternativa senão acelerar. Infelizmente, como os nossos rivais são um bando de animais estúpidos que não estão atentos, não se afastaram e algumas pessoas magoaram-se. É uma pena”.

“É justificado?”, pergunta Elle Reeve. “Eu acho que é mais do que justificado”, indicou, acrescentando ainda que “o nível de contenção” mostrados pelos elementos Alt-Right “foi incrível”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório