Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Coreia do Norte nega estar a negociar libertação de norte-americanos

O regime de Pyongyang negou hoje estar a negociar com Washington a libertação de três cidadãos norte-americanos presos na Coreia do Norte, dizendo que o "atual clima" de tensão entre os dois países não é indicado para estes contactos.

Coreia do Norte nega estar a negociar libertação de norte-americanos
Notícias ao Minuto

13:06 - 15/08/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"O assunto dos detidos norte-americanos não está a ser objeto de discussão na atual relação EUA-República Popular Democrática da Coreia" (denominação oficial do país), explicou um porta-voz da chancelaria norte-coreana numa nota divulgada pela agência estatal KCNA.

O comentário é publicado depois de serem conhecidas informações a indicar que, apesar das atuais relações tensas entre os dois países, Washington e Pyongyang têm contactos frequentes "nos bastidores" através do chamado "Canal de Nova Iorque" e teriam negociado a libertação do estudante Otto Warmbier, que em junho entrou em coma e morreu pouco depois.

Esta situação implica os representantes da Coreia do Norte na ONU e o delegado dos EUA para a desnuclearização da península coreana, Joseph Yun.

A informação hoje divulgada aparece uma semana depois da Coreia do Norte ter libertado o pastor canadiano Lim Hyeon-soo, aparentemente por motivos de saúde.

Tal como os três norte-americanos que permanecem presos, Lim foi detido e condenado a uma pesada pena de prisão por cometer "graves crimes" contra o Estado norte-coreano.

A Coreia do Norte e os EUA registaram esta semana uma troca de ameaças, com Pyongyang a detalhar um plano para bombardear os arredores da ilha de Guam, um território norte-americano no oceano pacífico ocidental.

Depois da morte de Otto Warmbier, que foi detido durante uma viagem de final de ano, Washington decidiu proibir os seus cidadãos de realizarem visitas turistícas à Coreia do Norte, a partir de 01 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório