Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

A 'senhora dos gatos' de Jerusalém que não conhece fronteiras religiosas

Tova Saul cuida e alimenta as centenas de gatos vadios que vivem nos locais sagrados da Cidade Velha de Jerusalém.

Notícias ao Minuto

11:28 - 09/08/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Israel

Com centenas de gatos abandonados na área da Cidade Velha, Jerusalém conta com a ajuda de voluntários para cuidar destes animais e garantir que a população de felinos não aumente. Tova Saul é provavelmente uma das principais voluntárias, ao ponto de ser conhecida como a 'senhora dos gatos', uma designação da qual não gosta.

"Quando as pessoas se referem a mim como a 'senhora dos gatos', estão na realidade a definir os outros como pessoas que não são capazes de ajudar os animais que necessitam dessa ajuda. Por isso, na realidade é um insulto para a raça humana quando me chamam de 'senhora dos gatos'", disse Tova numa entrevista à BBC.

De acordo com os registos que mantém, desde 2009 Tova já terá apanhado cerca de 600 gatos para os esterilizar. Tova começou o seu voluntariado perto da sua casa no bairro judeu, mas agora também já vai alimentar e apanhar gatos para esterilizar ao bairro árabe, uma zona à qual muitos judeus não querem ir. Mas Tova Saul não vê entraves nas difíceis relações entre judeus e árabes.

"Os árabes que ali vivem já me conhecem nesta altura, eles veem-me nas ruas e dizem em árabe uns aos outros 'Aquela é a senhora que trata dos gatos' e agradecem-me. Dizem-me: 'Tem um bom coração'", refere Tova.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório