Meteorologia

  • 22 SETEMBRO 2017
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 17º

Edição

NATO considera "acidental" entrada na Finlândia de dois caças espanhóis

A NATO definiu hoje de "acidental" a entrada no espaço aéreo finlandês de dois caças F-18 da Força aérea espanhola que participavam esta manhã numa missão da Aliança nas repúblicas do Báltico.

NATO considera "acidental" entrada na Finlândia de dois caças espanhóis
Notícias ao Minuto

17:33 - 01/08/17 por Lusa

Mundo Aliança Atlântica

"Os aviões espanhóis entraram acidentalmente no espaço aéreo finlandês. O Comando aéreo da NATO explicou este incidente ao Centro finlandês de operações aéreas para melhorar a coordenação futura", assegurou em comunicado o porta-voz interino da NATO, Dylan White.

O texto acrescenta que os dois aparelhos espanhóis integravam a missão aliada da Polícia aérea do Báltico e descolaram da base de Amari (norte da Estónia) na manhã de hoje para intercetar aviões militares "não pertencentes à NATO próximo do espaço aéreo estónio".

Segundo White, aviões finlandeses também descolaram para intercetar os aparelhos, mais tarde identificados como dois MiG-31 e um AN-26 russos.

No decurso dessas manobras, dois caças espanhóis penetraram no espaço aéreo da Finlândia.

O Ministério da Defesa do país nórdico, que não pertence à NATO, assegurou hoje que a Guarda de Fronteiras vai investigar "em profundidade" o incidente.

"Caso seja necessário, o Ministério dos Negócios Estrangeiros contactará com as autoridades espanholas para clarificar as circunstâncias do incidente", assinalou a porta-voz do Ministério da Defesa finlandês, Kirsti Haimila, em declarações à televisão pública YLE.

Segundo Haimila, o anterior caso detetado de violação do espaço aéreo finlandês por aviões espanhóis remonta a 2005.

Helsínquia indicou que o incidente ocorreu às 09:00 locais (07:00 em Lisboa) a sul da península de Uppiniemi, cerca de 45 quilómetros a oeste de Helsínquia, quando os caças espanhóis entraram durante cerca de um minuto no espaço aéreo finlandês.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório