Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

ONG de ajuda a crianças prostitutas encerrada após reportagem na CNN

O primeiro-ministro do Camboja ordenou hoje o encerramento de uma organização não-governamental (ONG) norte-americana de ajuda a crianças prostitutas no seu país, após uma reportagem da televisão norte-americana CNN que considerou como um "insulto".

ONG de ajuda a crianças prostitutas encerrada após reportagem na CNN
Notícias ao Minuto

14:40 - 01/08/17 por Lusa

Mundo Camboja

"Não posso aceitar o insulto feito por uma ONG que foi divulgado na CNN (...), dizendo que no Camboja as mães vendem as suas filhas para se tornarem prostitutas", declarou Hun Sen.

"Este insulto não pode ser tolerado. Esta ONG deve deixar o Camboja", adiantou.

A televisão norte-americana divulgou a 25 de julho um trabalho sobre três raparigas socorridas pela ONG cristã Agape International Missions (AIM), ativa no Camboja desde 1988.

A reportagem mostra que apesar de uma operação das autoridades contra a prostituição infantil no distrito de Svay Pak no início dos anos 2000, o fenómeno está de volta.

O pastor dirigente da ONG, Don Brewster, diz na reportagem que Svay Pak foi "numa determinada altura o epicentro" da prostituição infantil no Camboja.

Uma lei aprovada em 2015 autoriza Hun Sen a encerrar qualquer ONG que ponha em risco a segurança nacional ou "as tradições e a cultura" do país.

O Camboja, onde o fenómeno do turismo sexual é uma realidade, depende largamente da ajuda de ONG internacionais em numerosos setores como a saúde ou o apoio social, vários decénios após o final do regime dos Khmers Vermelhos e da guerra civil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório