Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Morreu a atriz Jeanne Moreau

Atriz francesa tinha 89 anos.

Morreu a atriz Jeanne Moreau
Notícias ao Minuto

10:24 - 31/07/17 por Patrícia Martins Carvalho com Lusa

Mundo França

Jeanne Moreau foi encontrada morta na sua residência em Paris, capital francesa. A informação foi confirmada pelo agente da artista e pela Presidência da República.

A atriz, cuja beleza sensual e voz grave fascinou destacados realizadores ao longo de uma carreira de 65 anos, foi encontrada morta em casa, na capital francesa, confirmou à agência France Presse a autarca do bairro, Jeanne d'Hauteserre.

Nascida a 23 de janeiro de 1928, em Paris, filha do dono de uma cervejaria e de uma bailarina britânica, a atriz participou em mais de 130 filmes, entre eles 'O Gebo e a Sombra', de Manoel de Oliveira, 'Jules e Jim', de François Truffaut, ou 'Querelle', de R. W. Fassbinder.

A intérprete fascinou realizadores como Orson Welles ('História Imortal'), que a chegou a considerar a 'melhor atriz do mundo', Luis Buñuel ('Diário de uma criada de quarto'), Michelangelo Antonioni ('A Noite') e Joseph Losey ('Eva').

Moreau recebeu em 1992 um prémio César de melhor atriz pelo desempenho em 'La vieille qui marchait dans la mer', de Laurent Heynemann.

Em 1960 foi galardoada no Festival de Cinema de Cannes pelo filme 'Moderato Cantabile', de Peter Brooke.

Presidiu duas vezes ao júri do Festival de Cannes, em 1975 e 1995.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório