Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Serviços de segurança russos detiveram grupo que preparava atentados

Os serviços de segurança russos (FSB) prenderam hoje em Moscovo sete pessoas provenientes da Ásia Central e suspeitos de terem preparado atentados em São Petersburgo, a segunda cidade da Rússia e alvo de um ataque em abril.

Serviços de segurança russos detiveram grupo que preparava atentados
Notícias ao Minuto

14:54 - 28/07/17 por Lusa

Mundo São Petersburgo

Os sete detidos "são suspeitos de terem preparado atentados em São Petersburgo, designadamente em comboios e locais de concentração" de pessoas, declarou em comunicado o FSB.

Os serviços de segurança russos anunciam regularmente a deteção de tentativas de atentados. Segundo o procurador-geral, citado hoje pela agência noticiosa russa Ria-Novosti, terão sido evitados em território russo desde o início de 2017.

A Rússia reforçou as medidas de segurança após um atentado no metro de São Petersburgo (noroeste) em 03 de abril que provocou 16 mortos e dezenas de feridos.

O presumível autor do ataque, Akbarjon Djalilov, um homem de 22 anos proveniente do Quirguistão, ex-república soviética da Ásia central, foi igualmente morto no atentado.

Este ataque bombista foi reivindicado por um grupo pouco conhecido, o "Batalhão do imã Chamil", com ligações à Al-Qaida, segundo referiu o centro norte-americano de vigilância dos 'sites' 'jihadistas' na internet (SITE).

Desde o início da sua intervenção militar na Síria, em 30 de setembro de 2015, a Rússia, aliada do regime de Damasco, foi ameaçada por represálias pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), e pelo ramo sírio da Al-Qaida, a antiga Frente Al-Nosra e atual Frente Fateh al-Cham.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório