Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Autópsia confirma que ex-presidente do Caja se suicidou com tiro no peito

A autópsia feita hoje de manhã ao cadáver do ex-presidente do banco espanhol Caja Madrid Miguel Blesa confirmou que o ex-banqueiro se suicidou com um disparo no peito efetuado com uma espingarda de caça.

Autópsia confirma que ex-presidente do Caja se suicidou com tiro no peito
Notícias ao Minuto

12:53 - 20/07/17 por Lusa

Mundo Espanha

De acordo com um comunicado do Tribunal de Justiça da Andaluzia, os responsáveis pela investigação já receberam o resultado da autópsia, que confirma a morte do ex-banqueiro por ferimentos infligidos a si próprio.

O cadáver de Miguel Blesa foi encontrado na quarta-feira numa quinta na localidade de Villanueva del Rey, na província de Córdoba (sul de Espanha).

O ex-banqueiro tinha sido condenado em março a seis anos de prisão pelo seu envolvimento no caso dos "cartões black" (negro em inglês, a cor dos cartões de crédito) que a Caja Madrid, que agora se chama Bankia, dava aos seus dirigentes e pessoas de confiança, para pagar despesas pessoais sem limite e sem declarar nada ao fisco.

Miguel Blesa foi presidente da instituição entre 1996 e 2010 e o tribunal considerou-o culpado de se apropriar indevidamente de património, ao gastar 436.688 euros através desse cartão de crédito especial.

Na altura foram condenados mais 64 utilizadores desses cartões, incluindo o seu sucessor no lugar de presidente da instituição, Rodrigo Rato, um ex-ministro das Finanças espanhol e ex-diretor-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Blesa foi um dos condenados que apresentou em abril último um recurso à condenação, junto do Tribunal Supremo espanhol, e por essa razão ainda não estava na prisão.

FPB // FPA

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório