Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 26º

Portugal saúda nomeação de representante das Nações Unidas para a Líbia

O Governo português saudou hoje a nomeação de um novo representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Líbia e reiterou o empenho de Lisboa na procura de suma solução para o conflito líbio.

Portugal saúda nomeação de representante das Nações Unidas para a Líbia
Notícias ao Minuto

12:13 - 26/06/17 por Lusa

Mundo Governo

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português saúda a nomeação do académico libanês Ghassam Salamé, e "louva" os esforços contínuos do representante cessante, Martin Kobler, também chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas à Líbia (UNSMIL).

"Portugal saúda a nomeação de Ghassam Salamé para o cargo de Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas (RESGNU) para a Líbia e exprime votos de sucesso para as suas novas funções", lê-se no documento.

"O Governo português louva os contínuos esforços envidados pelo Representante Especial cessante, Martin Kobler, e reitera o seu empenho em trabalhar com o novo RESGNU no diálogo promovido pelas Nações Unidas e na procura de uma solução política para a Líbia", acrescenta-se.

A nomeação foi feita a 22 deste mês pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, com base na experiência de mais de três décadas do académico libanês, que também é também alto funcionário da ONU desde 2003.

Nesse ano, foi conselheiro político da Missão de Assistência das Nações Unidas no Iraque (UNAMI), onde desempenhou um papel crucial para juntar à mesma mesa as várias fações iraquianas.

Paralelamente, Ghassam Salamé, que irá também chefiar a UNSMIL, foi sucessivamente nomeado em 2003, 2007 e 2012 como Conselheiro Sénior do Secretário-Geral da ONU.

Em 2016, foi colocado conselheiro na Comissão das Nações Unidas para o Estado de Rakhine (Birmânia), chefiado pelo antigo secretário-geral da ONU Kofi Annan.

Ao longo da carreira, Ghassam Salamé, natural de Beirute, onde nasceu em 1951, desenvolveu uma intensa carreira académica e foi professor de Relações Internacionais em universidades e instituições em França, onde se doutorou em Humanidades e em Ciência Política, ambas na Sorbonne.

Martin Kobler, alemão, é um diplomata de carreira, tendo sido nomeado a 04 de novembro de 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório