Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Theresa May anuncia colocação de exército em locais de potencial risco

Primeira-ministra britânica acaba de anunciar a subida do nível de alerta terrorista para o nível máximo, implementando algumas medidas que considera apropriadas e proporcionais.

Theresa May anuncia colocação de exército em locais de potencial risco
Notícias ao Minuto

21:48 - 23/05/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Terrorismo

Theresa May divulgou há instantes um comunicado onde confirma que o bombista suicida é Salman Abedi, de 22 anos, nascido em Manchester, e que este poderá estar ligado a outros extremistas, aconselhando a subida do nível de alerta terrorista de severo para crítico.

O nível de alerta terrorista só foi considerado crítico duas vezes antes e é uma decisão da Joint Terrorism Analysis Centre (JTAC), uma unidade contra-terrorista dentro do MI5, os serviços secretos britânicos. O estado crítico significa que existe suspeita de um ataque eminente.

O comunicado é feito no final da segunda reunião desta terça-feira, onde ficou decidido que vai ser colocada em prática a Operação Temperer, ou seja, as forças armadas vão passar a fazer a patrulha de locais como o Parlamento e outros locais públicos de potenciais risco.

A primeira-ministra assinalou ainda que serão destacados militares para patrulhar concertos e jogos desportivos.

O editor do Guardian especializado em assuntos internos fez uma publicação no Twitter onde acrescenta que esta substituição englobará o uso de 5 mil elementos do exército.

Theresa May sublinha que a "intenção não é alarmar o público desnecessariamente" mas responder à ameaça de forma "apropriada e proporcional".

Em baixo, a escala de alerta terrorista no Reino Unido, de acordo com os serviços secretos britânicos,  MI5.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório