Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Trump encontra-se com o primeiro-ministro italiano antes de cimeira do G7

O Presidente americano, Donald Trump, encontra-se hoje, pela primeira vez, com o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, reunião que acontece cerca de um mês antes da cimeira dos sete países mais ricos do mundo (G7) agendada para Itália.

Trump encontra-se com o primeiro-ministro italiano antes de cimeira do G7
Notícias ao Minuto

15:37 - 20/04/17 por Lusa

Mundo Itália

Os dois líderes vão discutir a agenda da cimeira que vai reunir os chefes de Estado e de Governo do G7 (Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Canadá, Japão e Itália) durante dois dias, 26 e 27 de maio, na cidade siciliana de Taormina. A Itália ocupa atualmente a presidência rotativa do G7.

As sete nações mais industrializadas do mundo têm instado a Rússia a pressionar o governo da Síria a acabar com a guerra civil que afeta aquele país há seis anos.

Estes países culpam as forças militares do regime sírio de Bashar al-Assad do recente ataque químico na província de Idleb (no noroeste da Síria) que matou mais de 80 pessoas.

Esta será a primeira deslocação de Trump à Europa, mas também ao estrangeiro, desde que tomou posse, a 20 de janeiro. Antes do encontro do G7, o chefe de Estado norte-americano estará em Bruxelas, no dia 25 de maio, para participar numa cimeira de líderes da NATO.

Itália é também membro da NATO, uma aliança militar que tem sido alvo de críticas por parte de Trump, que tem repreendido os Estados-membros da Aliança Atlântica por não pagarem a sua parte na defesa comum e de se apoiarem sempre nos Estados Unidos.

A propósito da deslocação de Trump a Itália, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, disse na quarta-feira que o Presidente norte-americano deseja encontrar-se com o papa Francisco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório