Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Brexit: Hollande quer negociar a saída e só depois a futura relação

O presidente francês, François Hollande, sublinhou hoje que o Reino Unido tem de negociar primeiro as condições de saída da União Europeia e só depois outros acordos, nomeadamente comerciais, segundo um comunicado da presidência francesa.

Brexit: Hollande quer negociar a saída e só depois a futura relação
Notícias ao Minuto

12:23 - 30/03/17 por Lusa

Mundo Presidente França

Hollande, que manteve uma conversa telefónica com a primeira-ministra britânica, Theresa May, disse "que é necessário, num primeiro momento, lançar as discussões sobre as modalidades de saída" e depois, "com base nos progressos alcançados", podem ser abertas "as discussões sobre o quadro das relações futuras entre o Reino Unido e a UE".

As prioridades, considerou Hollande, são "os direitos dos cidadãos" e "as obrigações que decorrem dos compromissos assumidos pelo Reino Unido" enquanto membro da UE.

A mesma posição foi transmitida na quarta-feira pela chanceler alemã, Angela Merkel, que recusou uma negociação paralela das duas vertentes.

"Primeiros temos de clarificar como vamos desembaraçar a nossa relação intrincada e só quando essa questão estiver resolvida podemos, desejavelmente pouco depois, falar da nossa relação futura", afirmou Merkel.

O Reino Unido ativou na quarta-feira o artigo 50.º do Tratado de Lisboa, lançando formalmente o processo de saída da União Europeia, aprovada em referendo a 23 de junho de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório