Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

O "único plano realista" para resolver crise nas coreias é da China

A China afirmou hoje que a sua proposta para reduzir as tensões na península coreana é o "único plano realista" e desafiou os Estados Unidos da América a surgir com uma ideia melhor.

O "único plano realista" para resolver crise nas coreias é da China
Notícias ao Minuto

10:44 - 16/03/17 por Lusa

Mundo Wang Yi

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, sugeriu na semana passada um pacto, em que a Coreia do Norte suspenderia o seu programa nuclear em troca do fim das manobras militares conjuntas dos EUA e Coreia do Sul.

Washington rejeitou a proposta de Pequim e o secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson sugeriu hoje uma abordagem mais dura ao afirmar em Tóquio que os esforços diplomáticos para controlar a Coreia do Norte, nos últimos 20 anos, falharam.

"Face às atuais circunstâncias, acreditamos que a [proposta da China] é o único plano correto, racional e viável", afirmou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês Hua Chunying.

"Se os EUA ou outro país tiverem um plano melhor, uma proposta melhor, podem avançar", acrescentou.

"Se a proposta for favorável a reduzir as atuais tensões e a trazer as partes envolvidas de volta ao diálogo e negociações, de forma a resolver a questão nuclear coreana, nós teremos uma atitude construtiva e aberta", afirmou Hua.

As afirmações da porta-voz chinesa foram feitas quase ao mesmo tempo em que Tillerson falava em Tóquio, não sendo claro se as suas afirmações eram uma resposta direta ao secretário de Estado norte-americano.

No Japão, onde Tillerson iniciou um périplo pela Ásia que inclui ainda paragens em Seul e Pequim, o secretário de Estado afirmou que é necessária "uma nova abordagem" nas negociações com Pyongyang e que a China precisa de desempenhar o seu papel para manter o país vizinho sob controlo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório