Rinoceronte branco: Único macho vivo é vigiado 24 horas por dia

Existem apenas três rinocerontes brancos do norte vivos, numa reserva do Quénia, um macho e duas fêmeas. Sobrevivência da subespécie depende do macho.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
03/03/2017 18:20 ‧ 03/03/2017 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Quénia

O Sudan é o único rinoceronte branco do norte macho vivo no planeta, pelo menos, o único do conhecimento das autoridades. Para que a subespécie possa sobreviver é necessário que o animal copule com uma das duas fêmeas que vivem no mesmo centro de conservação, o Ol Pejeta, no Quénia.

Sudan e as fêmeas, Fatu e Najin, são os três últimos exemplares da sua espécie, que está em vias de extinção. Os especialistas tentam, neste momento, que isso não aconteça.

Sudan, com 42 anos de idade, é considerado um animal já idoso. As fêmeas têm 15 e 25 anos. Embora os três animais sejam saudáveis, a idade pode ser um impeditivo para que haja reprodução.

Os três animais têm segurança 24 horas por dia e foram-lhes colocados transmissores, relata a CNN. Existem ainda rangers à paisana pagos pela reserva em comunidades próximas, para impedirem a aproximação de caçadores furtivos.

Recorde-se que, em 2016, foram identificadas 24 mil espécies ameaçadas de extinção em todo o mundo. Em Portugal, as espécies em vias de extinção são o lobo-ibérico, o lince-ibérico, a foca-monge, a águia-imperial e o saramugo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas