Era a única tartaruga da sua espécie. Morreu, mas continua a ser visitada

Cerca de 1.300 pessoas visitaram, durante os quatro dias festivos do Carnaval, o 'Solitário George', a tartaruga mais emblemática das ilhas equatorianos dos Gálapagos, cujo corpo, após ter sido submetido a um processo de taxidermia, está exposto no arquipélago.

Notícia

© Reuters

Lusa
01/03/2017 07:04 ‧ 01/03/2017 por Lusa

Mundo

Galápagos

O 'Solitário George' viveu no arquipélago das Ilhas Galápagos, onde morreu em junho de 2012.

'Neste feriado, aproximadamente 1.300 pessoas percorreram a 'Rota da Tartaruga' e a sala 'Símbolo de Esperança' do #SolitárioGeorge', informou o Parque Nacional Galápagos (PNG) na sua conta de Twitter.

Na quinta-feira passada, o Equador declarou como bem patrimonial o 'Solitário George', que tinha sido colocado na sala 'Símbolo de Esperança', numa câmara com um vidro especial que repele os raios ultravioleta e dispõe também das adequadas condições de luz, temperatura e humidade, segundo o PNG.

'Solitário George' chegou a 17 de fevereiro ao Equador e no dia 23 foi colocado na sala que foi preparada especialmente para que o público possa ver o animal, o último exemplar da sua espécie.

Depois de ter morrido, de causas naturais, a 24 de junho de 2012, a tartaruga foi congelada a 50 graus negativos com cuidados especiais para evitar a deterioração dos seus tecidos e transladada para os Estados Unidos, onde foi submetida a um processo de embalsamento.

'Solitário George' era um animal famoso porque era o único sobrevivente da subespécie de tartarugas gigantes 'Chelonoidis Abingdoni', da ilha Pinta, Galápagos. Estima-se que quando morreu teria cem anos.

A tartaruga, que tem uma biografia completa na Wikipedia, foi resgatada em 1972 por um grupo de caçadores e passou a fazer parte de um programa de criação em cativeiro daquele parque nacional do Equador.

Ainda foi tentada a reprodução com outras subespécies, mas os resultados foram infrutíferos.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas