Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Operação Carnaval começa no Rio de Janeiro para garantir segurança

O Rio de Janeiro começa hoje a operação Carnaval 2017 para garantir a segurança durante os festejos que começam sexta-feira, um dia depois da retirada dos militares das ruas da cidade.

Operação Carnaval começa no Rio de Janeiro para garantir segurança
Notícias ao Minuto

21:53 - 23/02/17 por Lusa

Mundo Brasil

A operação envolve milhares de agentes da polícia, bombeiros, guarda municipal e as secretarias da Saúde e Transporte, entre outros departamentos da administração do Estado do Rio de Janeiro.

Considerado o "maior espetáculo do mundo" a céu aberto, o Carnaval do Rio de Janeiro, que começa oficialmente na sexta-feira, recebe cerca de um milhão de turistas.

Durante cinco dias, os festejos paralisam a cidade, mas não a atividade dos ladrões, que aproveitam os múltiplos desfiles para atuar.

A edição do Carnaval deste ano ocorre a meio de uma grave crise económica, que levou o estado a declarar "calamidade financeira" em junho e com tensões entre administração e funcionários públicos, incluindo a Polícia Militarizada, responsável pelo patrulhamento das ruas, e a Civil.

As autoridades garantem que a segurança está garantida com a Operação Carnaval 2017, que envolve todos os órgãos de segurança do Estado e que se vai centrar em vigiar as zonas mais sensíveis, nomeadamente o sambódromo, o Boulevard Olímpico e as avenidas pelas quais desfilam os "blocos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório