Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Corpo de Kim Jong-nam protegido por seguranças armados na morgue

Guardas malaios armados estão hoje a proteger o corpo de Kim Jong-Nam, o meio-irmão do líder norte-coreano, que foi assassinado na semana passada no aeroporto de Kuala Lumpur.

Corpo de Kim Jong-nam protegido por seguranças armados na morgue
Notícias ao Minuto

06:15 - 21/02/17 por Lusa

Mundo Kuala Lumpur

Uma coluna de quatro veículos entrou no hospital esta madrugada, com cerca de 30 membros das forças especiais malaias que garantiram a segurança na área antes de deixarem o local a meio da manhã.

O corpo de Kim Jong-nam - assassinado no dia 13 no aeroporto de Kuala Lumpur - tem estado no centro de um conflito diplomático entre Pyongyang e a Malásia, depois de a Coreia do Norte insistir que seja devolvido e de se ter oposto à autópsia.

No entanto, a Malásia rejeitou o pedido, dizendo que os restos mortais devem ficar na morgue até um membro da família os vir identificar com uma amostra de ADN.

Na segunda-feira à noite surgiram notícias que davam conta que o filho de Kim Jong-nam, Kim Han-Sol, chegaria a Kuala Lumpur, vindo de Macau, mas a agência AFP não conseguiu confirmar a sua presença na Malásia.

O enviado de Pyongyang a Kuala Lumpur recusou, na segunda-feira, o pedido de uma amostra de ADN, considerando-o "absurdo" e disse que a embaixada tinha o direito de reclamar o corpo de um detentor de um passaporte diplomático.

O embaixador Kang Chol lançou também críticas à investigação da morte, dizendo que é politicamente motivada e que a Malásia conspirou com a Coreia do Sul para culpar o Norte.

O ministro dos Negócios Estrangeiros malaio, Anifah Aman, disse sentir-se "profundamente insultado" pelas acusações, baseadas em "delírios, mentiras e meias-verdades".

A Malásia tinha anteriormente convocado o seu embaixador em Pyongyang e chamado Kang para discutir o conflito no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Kim Jong Nam morreu após ter sido aparentemente envenenado no aeroporto de Kuala Lumpur.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório