Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Sabemos que a guerra com o ISIS será longa"

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, disse hoje em Bagdad que a guerra contra o grupo extremista Estado Islâmico vai ser longa e que as forças norte-americanas vão permanecer por algum tempo no Iraque.

"Sabemos que a guerra com o ISIS será longa"
Notícias ao Minuto

15:55 - 20/02/17 por Lusa

Mundo James Mattis

"Sabemos que a guerra com este inimigo será longa", disse Mattis numa conferência de imprensa na embaixada dos Estados Unidos no Iraque, na sua primeira visita oficial ao país.

Referindo a ofensiva em curso para recuperar Mossul (norte), bastião do Estado Islâmico no Iraque, em que as forças iraquianas contam com apoio da coligação internacional, precisou: "Não prevejo que o governo iraquiano nos peça para partir imediatamente após Mossul".

A aviação da coligação, que reúne mais de 60 países, apoia as forças iraquianas no terreno desde o verão de 2014.

Mais de metade do contingente de 9.000 militares da coligação são tropas norte-americanas.

"É uma parceria", disse Mattis, antigo general dos Marines que comandou tropas na invasão do Iraque em 2003. "Houve períodos difíceis, mas não há dúvida de que [...] os responsáveis iraquianos reconhecem [...] o valor da coligação", acrescentou.

"A continuação do apoio ao Iraque é verdadeiramente necessária", disse por seu lado o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório