Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Protestos na Austrália e na Nova Zelândia após tomada de posse de Trump

Milhares de pessoas participaram hoje na Austrália e na Nova Zelândia em protestos de mulheres convocados em todo o mundo contra Donald Trump, que tomou posse na sexta-feira como Presidente dos Estados Unidos.

Protestos na Austrália e na Nova Zelândia após tomada de posse de Trump
Notícias ao Minuto

07:22 - 21/01/17 por Lusa

Mundo Contestação

Em Sydney, aproximadamente 3.000 pessoas marcharam desde o parque Hyde, no centro da cidade, até ao consulado norte-americano, em protesto contra a retórica de Donald Trump.

"Não realizamos a marcha como um movimento anti-Trump, mas protestamos antes contra os discursos de ódio, as retóricas odiosas, a misoginia, o fanatismo e a xenofobia", afirmou a organizadora, Mindy Freiband, à televisão australiana ABC.

"Queremos apresentar uma voz unida de todas as mulheres do planeta", sublinhou a mesma responsável.

A cantora Amanda Palmer e a líder aborígene Jenny Munro participaram no protesto em Sydney que também teve réplicas em Melbourne, Camberra e Brisbane.

Antes, na Nova Zelândia, saíram para as ruas de Auckland, também com destino ao consulado norte-americano, cerca de 2.000 pessoas, exibindo cartazes com mensagens como "Mulheres de todo o mundo uni-vos", de acordo com a Radio New Zealand.

A manifestação -- que teve uma adesão maior do que o esperado pelos organizadores -- contou com a presença de vários deputados da oposição, como Jacinda Ardern (Partido Trabalhista) ou Catherine Delahunty (Verdes).

Na Nova Zelândia também houve protestos em Wellington, Christchurch e Dunedin, que reuniram cerca de 600, 400 e 300 pessoas, respetivamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório