Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Homem perde olho devido a infeção provocada pela água da torneira

Vítima ficou sem o olho esquerdo e já não pode exercer a profissão de paramédico.

Homem perde olho devido a infeção provocada pela água da torneira
Notícias ao Minuto

19:29 - 04/12/16 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Bactéria

Andrew Carthew é um paramédico de Cornwall, no Reino Unido, que viu a sua vida transformar-se devido a uma infeção.

O britânico, que usou lentes de contacto durante cinco anos, viu os médicos retirarem-lhe o olho esquerdo depois de uma infeção ter destruído a sua córnea e quase lhe ter provocado a morte.

Quando começou a sentir dores e um enorme desconforto perante a luz, Andrew pensou tratar-se de uma conjuntivite. Contudo, com o passar dos dias as dores agravaram-se e foi-lhe diagnosticada uma infeção rara. Semanas depois, e apesar dos tratamentos a que se submeteu, a infeção continuou a aumentar, passando para trás do olho.

Meses depois, Andrew teve mesmo de retirar o olho esquerdo, pois já corria risco de vida.

“Durante seis a oito semanas a única coisa que fiz foi estar deitado num quarto escuro, com óculos de sol, e a única vez que saí do quarto foi para ir ao hospital”, conta o paramédico citado pelo jornal Metro, lembrando que as dores eram “terríveis”.

Os médicos acabaram por descobrir que o homem tinha contraído a bactéria ‘Acanthamoeba Keratitis’, uma bactéria que afeta uma em cada 55 mil pessoas que usam lentes de contacto e que é normalmente encontrada na água da torneira, em rios e no solo.

Quem usa lentes de contacto corre o risco de contrair este tipo de infeções por limpar as lentes com água da torneira ou por mergulhar no mar com as lentes nos olhos.

Porém, Andrew garante que não as limpou com água da torneira, o que leva os médicos a acreditar que a bactéria poderá ter passado para a lente através dos seus dedos, que por sua vez estiveram em contacto com água da torneira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório