Economia dos EUA continua a melhorar com "perspetivas gerais positivas"

A economia dos Estados Unidos continua a melhorar com "perspetivas gerais positivas" e pressões para a subida de salários, depois das eleições presidenciais de 08 de novembro, indicou hoje a Reserva Federal, num relatório conhecido como "Livro Bege".

© Reuters
Mundo Fed

"As perspetivas gerais foram positivas, com seis distritos a esperar um crescimento moderado", refere o documento, que recolhe informação sobre a atividade económica dos 12 distritos em que a Fed divide o país.

PUB

O relatório recolheu dados entre o início de outubro e meados de novembro, depois das eleições presidenciais disputadas entre o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton.

"Com as eleições já passadas e a temporada de compras de Natal a aproximar-se, os comerciantes esperam que as vendas melhorem", indica a Reserva Federal.

No relatório, o banco central norte-americano constatou também "salários mais elevados ou dificuldades para ocupar postos sem aumento de salário na maioria dos distritos".

A taxa de desemprego dos Estados Unidos situa-se atualmente nos 4,9%, um nível considerado próximo do pleno emprego e a inflação começou a subir nos últimos meses.

O relatório vai ser utilizado pelo Comité Federal de Mercado Aberto da Fed, que dirige a política monetária, na sua última reunião do ano, prevista para entre 13 e 14 de dezembro deste ano.

Os mercados esperam que a Fed aumente as taxas de juro.

 

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS