Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Fidel: China deseja que Cuba "prossiga com as aspirações de Fidel Castro"

A China disse hoje desejar que o Governo e o povo de Cuba "prossigam com a vontade e as aspirações de Fidel Castro" e alcancem novos feitos, numa reação à morte do histórico líder cubano.

Fidel: China deseja que Cuba "prossiga com as aspirações de Fidel Castro"
Notícias ao Minuto

11:48 - 28/11/16 por Lusa

Mundo Fidel Castro

O porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros Geng Shuang revelou que Pequim está a preparar uma representação oficial para participar nas cerimónias fúnebres, que se realizam no próximo domingo.

Fidel Castro morreu na noite de sexta-feira, aos 90 anos.

Geng recordou que tanto o presidente chinês, Xi Jinping, como o primeiro-ministro, Li Keqiang, enviaram as suas condolências ao Governo cubano.

Na zona exterior da embaixada de Cuba em Pequim foram hoje deixados ramos de flores e mensagens de condolências, enquanto imagens de Fidel e do seu irmão, Raúl Castro, foram penduradas nos muros das instalações.

Apesar da afinidade ideológica entre ambos os regimes, as relações bilaterais atravessaram um período de tensão entre os anos 1960 e 1980, devido à proximidade de Havana a Moscovo, com quem Pequim manteve uma forte rivalidade.

Cuba foi, no entanto, o primeiro país da América Latina a estabelecer relações diplomática com a China, que é atualmente o principal credor e segundo maior parceiro comercial do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório