Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Jornalista detido desde terça-feira no Panamá por "calúnia e difamação"

Um jornalista holandês freelancer foi proibido na terça-feira de entrar no Panamá e está, desde então, detido por calúnia e difamação, anunciou hoje a associação holandesa de jornalistas (NVJ).

Jornalista detido desde terça-feira no Panamá por "calúnia e difamação"
Notícias ao Minuto

15:22 - 20/11/16 por Lusa

Mundo Media

De nacionalidade holandesa e residência no Panamá, Okke Ornstein arrisca uma pena de 20 meses de prisão devido a "alguns artigos escritos no seu blogue sobre atividades duvidosas de um homem de negócios canadiano" no Panamá, refere a associação num comunicado citado pela Agência France Presse.

De acordo com fonte próxima do processo, pendia sob o jornalista, que trabalha para a radio televisão pública holandesa e para a Al Jazeera, um mandado de prisão desde 2015, após ter sido condenado a 20 meses de prisão por calúnia e difamação em 2012.

Ciente do mandado, emitido após confirmação da sentença em segunda instância, Okke Ornstein tentou reentrar na terça-feira no Panamá depois de uma viagem ao estrangeiro e foi parado na alfândega, referiu a mesma fonte.

"A NVJ condena veementemente esta detenção. Tudo leva a crer que não existe motivo para este processo penal contra Ornstein", lê-se no comunicado da associação.

Tal pena "contradiz os princípios fundamentais da liberdade de expressão", afirmou o secretário-geral da NVJ, Thomas Bruning, citado no comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório