Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Nenhum Presidente dos EUA "ousaria" alterar compromissos com a NATO

O líder do Comité Militar da NATO acredita que a sugestão de Donald Trump de que os norte-americanos podem abandonar compromissos não deve ser levada a sério, porque nenhum Presidente dos EUA "ousaria" mudar um tratado tão importante.

Nenhum Presidente dos EUA "ousaria" alterar compromissos com a NATO
Notícias ao Minuto

06:24 - 17/11/16 por Lusa

Mundo General

O general checo Petr Pavel lembrou que o artigo 5.º da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglesa), sobre defesa mútua, é muito claro e que a organização irá defender incondicionalmente qualquer membro que seja atacado.

Durante a campanha eleitoral, o Presidente eleito dos EUA, Donald Trump manifestou vontade de rever as contribuições financeiras dos aliados -- em particular as dívidas da Estónia, Letónia e Lituânia -- antes de agir em nome do artigo 5.º, caso fossem atacados pela Rússia. À agência Associated Press, Pavel disse tal iria abalar as fundações da organização de segurança que garantiram a estabilidade da Europa desde o final da II Guerra Mundial.

Trump disse ainda que a NATO é "obsoleta" e um mau negócio para os Estados Unidos.

"A continuidade da relação transatlântica, com quase 70 anos, é simplesmente tão vinculativa que nenhum Presidente americano ousaria tentar mudá-la, e não estaria até disponível [para isso] porque compreendemos nos dois lados do Atlântico que a NATO é tão importante para os aliados europeus como é para a América do Norte e temos um tratado que é vinculativo para todos", afirmou Pavel.

"Realmente acho que não há um risco sério de desafios aos princípios da NATO", acrescentou.

Na terça-feira, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou a sua convicção de que Donald Trump respeitará "todos os compromissos dos Estados Unidos" para com a Aliança Atlântica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório