Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Japão e Índia preparam-se para fechar controverso acordo nuclear

O Japão e a Índia preparam-se para assinar, esta semana, um controverso acordo nuclear civil, informa hoje a imprensa nipónica.

Japão e Índia preparam-se para fechar controverso acordo nuclear
Notícias ao Minuto

07:25 - 06/11/16 por Lusa

Mundo Narendra Modi

Segundo o jornal Yomiuri Shimbun, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o seu homólogo japonês, Shinzo Abe, deverão firmar na sexta-feira o acordo que irá permitir ao Japão exportar tecnologia nuclear para o subcontinente.

A concretizar-se, a Índia tornar-se-á no primeiro não-signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares a assinar tal tipo de acordo com o Japão -- que foi vítima dos bombardeamentos atómicos dos Estados Unidos nos últimos dias da II Guerra Mundial.

Segundo o Yomiuri Shimbun, os dois países asiáticos também acordar que se a Índia realizar um teste nuclear o Japão irá cessar a cooperação.

No passado, o Japão evitou cooperar no domínio do nuclear civil com a Índia, citando preocupações relativamente ao Tratado de Não-Proliferação, mas aparentemente moderou a sua posição.

O jornal económico Nikkei também confirma o referido acordo nuclear, acrescentando que há uma série de outros ligados aos negócios que também devem ser firmados.

Modi visitou o Japão em agosto de 2014 naquela que foi a sua primeira viagem fora do sul da Ásia meses depois de ter chegado ao poder; e Abe deslocou-se à Índia em dezembro do ano passado.

Modi chega ao Japão na quinta-feira para uma visita de três dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório