Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Filipe VI defende uma Espanha "de braços abertos"

O rei de Espanha reivindicou hoje os valores da concórdia, do respeito e a importância da cultura para enriquecer a convivência, e defendeu uma Espanha "de braços abertos" distante do pessimismo e do desencanto.

Filipe VI defende uma Espanha "de braços abertos"
Notícias ao Minuto

20:51 - 21/10/16 por Lusa

Mundo Rei

No seu discurso na cerimónia solene da entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2016, celebrada no teatro Campoamor de Oviedo, Filipe VI, acompanhado pela rainha Letizia, recordou o exemplo dos galardoados para recordar que "não existe nenhuma obra científica, política, social ou artística que não tenha surgido por ideais firmes e sólidos".

Após descrever os méritos dos premiados deste ano em cada uma das oito categorias, o rei elogiou-os em conjunto por serem "a representação mais elevada e brilhante" desse "desejo em fazer um mundo melhor e onde prevaleçam a concórdia, o respeito e a solidariedade", sublinhando ainda o "muito e admirável" que em conjunto conseguiram os espanhóis.

"Graças a todos e a cada um de vós, estamos mais conscientes de que o progresso é sempre fruto de muitos esforços partilhados entre as pessoas de diversas origens, entre culturas e crenças distintas, entre nações diferentes", assinalou, antes de sublinhar que estes prémios e a fundação que os concede nasceram por um sentimento de "amor profundo às Astúrias e a toda a Espanha".

O monarca destacou ainda que a origem desta iniciativa, com várias décadas, "nasceu com a vontade de afirmar uma Espanha que, como disse Unamuno, tem de ser de braços abertos, e que ninguém, se possa sentir só na dor ou na adversidade. Uma Espanha distante do pessimismo, do desencanto e do desalento, fiel ao seu irrenunciável afã de viver e orgulhosa do que somos, do que juntos conseguimos, que foi muito e admirável".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório