Guterres na liderança da ONU é "orgulho para a Europa"

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, já felicitou hoje António Guterres pela sua eleição para a liderança das Nações Unidas, que considera "um orgulho para Europa".

Israel "perdeu um pai" cuja herança será sempre lembrada

© Getty Images

Lusa
05/10/2016 20:38 ‧ 05/10/2016 por Lusa

Mundo

Martin Schulz

Na sua conta na rede social twitter, o socialista alemão Martin Schulz escreveu que já teve oportunidade de falar ao telefone com António Guterres e felicitá-lo "pelas boas notícias que chegam de Nova Iorque".

"Ele será um sensacional secretário-geral das Nações Unidas. Um orgulho para a Europa", completa o presidente da assembleia europeia na mensagem publicada já hoje de noite.

Esta foi a primeira reação ao nível da União Europeia à votação de hoje do Conselho de Segurança da ONU que ditou o triunfo de António Guterres, a ser formalizado em breve.

Contactada pela Lusa, a Comissão Europeia -- cuja vice-presidente Kristalina Georgieva entrou na semana passada na corrida à liderança da ONU - indicou, através de um porta-voz, que "neste momento" não tem ainda comentários a fazer, e também o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, não se pronunciou.

O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi hoje indicado como favorito para secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral, que deverá aprovar o seu nome dentro de alguns dias.

O Conselho de Segurança anunciou hoje que o português é o "vencedor claro" da votação, recebendo 13 votos de encorajamento e duas abstenções, uma das quais de um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança com direito de veto.

Este órgão, com poder de veto, deverá aprovar na quinta-feira uma votação formal a indicar o nome de António Guterres para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, formalizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.

O novo secretário-geral da organização substitui Ban Ki-Moon e entra em funções a 01 de janeiro de 2017.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas