Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Ataques a autocarros e a escolas em véspera de eleições no Brasil

Novos ataques a autocarros e a escolas públicas abalaram na noite de sexta-feira para hoje a cidade brasileira de São Luís, no Maranhão, colocando as autoridades em alerta na véspera de eleições municipais.

Ataques a autocarros e a escolas em véspera de eleições no Brasil
Notícias ao Minuto

18:52 - 01/10/16 por Lusa

Mundo Município

Segundo a agência de informação espanhola EFE, grupos ainda não identificados pela polícia incendiaram quatro autocarros e algumas instalações de escolas públicas em diferentes municípios da região metropolitana de São Luís que serão utilizadas como secções de voto no domingo.

Registaram-se ainda ataques a uma viatura de uma empresa telefónica, a uma agência bancária, a um autocarro de uma empresa privada e a edifício municipal.

A situação de violência em São Luís ocorreu pela segunda noite consecutiva, obrigando o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, e o ministro da Defesa do Brasil, Raul Jungman, a acertarem com as autoridades locais medidas que assegurem a tranquilidade do ato eleitoral.

Segundo as autoridades regionais, na última semana foram incendiados 17 autocarros naquela cidade.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, afirmou hoje que os ataques foram ordenados pelos chefes do crime organizado detidos nos estabelecimentos prisionais de São Luís no sentido de pressionar as autoridades a suspender a nova política penitenciária, que aumenta o rigor de segurança no interior das cadeias e transfere os reclusos mais perigosos para outras cidades.

Segundo outras versões vindas na imprensa, os ataques visam prejudicar os candidatos aos municípios da área metropolitana de São Luís que apoiam o Governador regional.

Os ataques com motivação política nas últimas semanas obrigaram o exército a enviar 25 mil militares para reforçar a segurança de 420 cidades durante as eleições de domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório