Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Temporada dos prémios Nobel arranca segunda-feira

A temporada dos prémios Nobel arranca na segunda-feira com o anúncio do vencedor em Medicina e na edição deste ano, por motivos de calendário, a reconhecida distinção para a área da Literatura será a última a ser divulgada.

Temporada dos prémios Nobel arranca segunda-feira
Notícias ao Minuto

14:35 - 30/09/16 por Lusa

Mundo Distinção

A Real Academia Sueca anunciou hoje que o galardão em Literatura será conhecido a 13 de outubro, um pouco mais tarde do que o calendário habitual.

Atribuído pela primeira vez em 1901, ao francês Sully Prudhomme, o Nobel da Literatura, um dos mais mediáticos ao lado do Nobel da Paz, é sempre anunciado a uma quinta-feira, normalmente na primeira semana de outubro, na mesma semana em que outros quatro galardões criados por Alfred Nobel.

Mas por razões de calendário, o galardão para a área da Literatura será este ano o último a ser anunciado.

A Medicina abre a temporada (segunda-feira, dia 03), a seguir a Física (dia 04), a Química (dia 05), a Paz (dia 07) e a Economia (dia 10).

"Não devemos ver qualquer sinal de desacordo entre os elementos da academia. A realidade é mais simples: os nossos estatutos determinam que devemos reunir-nos quatro quintas-feiras seguidas a partir da última quinta-feira de setembro antes de anunciar o laureado", explicou, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, um elemento da academia, Pär Wästberg.

"É aritmética", acrescentou o representante, sublinhando, num tom mordaz, que tal situação aumenta o suspense e a especulação sobre a identidade do vencedor.

O voto formal sobre os últimos cinco autores selecionados ocorre apenas durante a última reunião, algumas horas antes do anúncio oficial. Este ano, qualquer projeção é quase impossível.

O escritor japonês Haruki Murakami é um dos nomes que reúne maior cotação nas previsões. O poeta sírio Adonis e o escritor queniano Ngugi wa Thiong'o também são citados ao lado de autores americanos mundialmente reconhecidos como Don DeLillo, Philip Roth e Joyce Carol Oates.

Outros nomes frequentemente referenciados é o do português António Lobo Antunes e do britânico Salman Rushdie, mas também o albanês Ismail Kadaré, o israelita David Grossman, o francês Milan Kundera e o dramaturgo norueguês Jon Fosse.

Em 2015, a bielorussa Svetlana Alexievitch foi laureada com o Nobel da Literatura.

José Saramago recebeu o Prémio Nobel de Literatura em 1998.

Os prémios Nobel nasceram da vontade do químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) em doar a sua imensa fortuna para o reconhecimento de personalidades que prestassem serviços à humanidade.

O inventor da dinamite expôs este desejo num testamento redigido em Paris em 1895, um ano antes da sua morte. Os prémios foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório