Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Natália Viana vence prémio de jornalismo Gabriel Garcia Márquez

Jornalistas do Brasil, Colômbia e Espanha venceram o prémio de jornalismo Gabriel Garcia Márquez nas categorias de texto, imagem, cobertura noticiosa e inovação, anunciou na quinta-feira, em Medellín, Colômbia, a Fundação para o Novo Jornalismo Ibero-americano.

Natália Viana vence prémio de jornalismo Gabriel Garcia Márquez
Notícias ao Minuto

06:33 - 30/09/16 por Lusa

Mundo Distinção

A jornalista brasileira Natália Viana, da Agência Pública de Jornalismo Investigativo, foi a vencedora na categoria texto, com o trabalho 'São Gabriel e os seus demónios', que indaga as causas do elevado índice de suicídios no município de São Gabriel de Cachoeira, no estado do Amazonas, com o juri a considerar que "aborda um tema abandonado no presente: o dos indígenas brasileiros".

Já o grupo formado pelos também brasileiros Caio Cavechini, Carlos Juliano Barros, Ana Aranha, Caue Angeli, Marcelo Min e Leonardo Sakamoto ganhou na categoria de imagem jornalística; enquanto Juanita León, da Colômbia, foi premiada na categoria de cobertura noticiosa, e Eva Belmonte, Miguel Ángel Gavilanes, David Cabo Calderón, Raúl Díaz Poblete e Antonio Villarreal, de Espanha, na de inovação.

Na quarta edição, sob o lema 'Uma festa de histórias para mentes curiosas', foram apresentados 1.608 trabalhos e selecionados 12 finalistas na língua portuguesa e espanhola oriundos da Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Peru e Venezuela.

Prémio Nobel da Literatura em 1982, Gabriel García Márquez foi jornalista durante vários anos e trabalhou para diferentes jornais colombianos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório