Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Reino Unido espera que ataque a Mossul comece nas próximas semanas

O ministro da Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, afirmou hoje que espera que uma operação de cerco a Mossul, com vista à sua conquista, comece nas próximas semanas.

Reino Unido espera que ataque a Mossul comece nas próximas semanas
Notícias ao Minuto

23:05 - 23/09/16 por Lusa

Mundo Michael Fallon

Mossul, a segunda cidade do Iraque, nas margens do rio Tigre, está sob controlo do grupo que se designa por Estado Islâmico.

A recuperação do seu controlo constitui agora o objetivo supremo das forças iraquianas, apoiadas pela coligação internacional liderada pelos EUA, na guerra contra aquele grupo.

"Não há dúvidas que a derrota espera o Daesh [outra forma de designar o grupo]. Estamos em vias de libertar a última grande cidade do Iraque, Mossul", afirmou Fallon, à comunicação social, ao regressar a Londres após três dias no Iraque.

"Mossul é uma cidade grande e complexa, mas vai cair, cair em breve. Espero que a operação para o seu cerco comece nas próximas semanas", afirmou o ministro, adiantando que as tropas iraquianas estavam a preparar-se para esta operação.

Estas tropas avançaram na quinta-feira, com a tomada da cidade de Charqat, situada a 80 quilómetros a sul de Mossul e nas proximidades das vias de abastecimento para o exército que este vai usar quando lançar a ofensiva contra este bastião do Daesh.

O governo iraquiano prometeu reconquistar Mossul até ao final do ano e dirigentes militares norte-americanos deram a entender que a ofensiva final sobre Mossul poderia começar em outubro.

Os dirigentes de Bagdad terão porem de resolver uma série de desafios -- políticos, militares e humanitários -- antes de uma eventual vitória em Mossul.

Mesmo que a ofensiva final seja lançada em outubro, vão ser necessárias semanas, ou meses inclusive, antes de a cidade ser conquistada, pelas estimativas de analistas.

Michael Fallon reconheceu, por seu lado, que a queda de Mossul não significaria o fim do Daesh no Iraque, estimando contudo que o país se poderia livrar do grupo "nos próximos meses".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório